Pesquisar
Close this search box.

As Maiores Empresas de Tecnologia do Mundo – Números Impressionantes

Empresas de Tecnologia

As Maiores Empresas de Tecnologia – no mundo atual, a tecnologia desempenha um papel fundamental em praticamente todos os setores da economia. Com empresas inovadoras e disruptivas surgindo a todo momento, sobretudo é interessante conhecer as maiores. A revista Forbes elabora anualmente um ranking chamado The Global 2000, que avalia as 2000 maiores empresas do planeta com base em critérios como vendas, lucro, ativos sob gestão bem como valor de mercado. Neste artigo, Dicas TOP apresenta as 10 maiores empresas de tecnologia do mundo de acordo com este ranking. Assim, prepare-se para conhecer algumas gigantes da Indústria Tecnológica!

Continua após a publicidade..

Empresas de Tecnologia no Mundo

Segundo o ranking Global 2000, as empresas de tecnologia possuem uma forte presença nos Estados Unidos, China, Taiwan e Japão. Nesse sentido, dos 2000 negócios avaliados, 72 são sediados nos Estados Unidos, 25 na China, 15 em Taiwan e 12 no Japão. Curiosamente, os Estados Unidos perderam espaço em relação ao ranking anterior, onde contavam com 81 empresas no ramo, enquanto a China aumentou sua representatividade, passando de 21 para 25 empresas na lista. Além disso, há uma empresa de outro país no top 10, como veremos a seguir.

Top 10 Maiores Empresas de Tecnologia do Mundo

  • 10 – Cisco Systems

A Cisco Systems é uma das empresas mais tradicionais do Vale do Silício ainda assim se mantem no alto escalão, mesmo após décadas de existência. No último ano avaliado, registrou vendas de 53,2 bilhões de dólares, em 2022, e lucro de 11,3 bilhões de dólares. Sendo assim, concentra 95,8 bilhões de dólares em ativos com valor de mercado é de 189,4 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade..
  • 9 – Oracle

A gigante comandada pelo bilionário Larry Ellison ganha cada vez mais protagonismo nos últimos anos, nesse ínterim especialmente na computação em nuvem. No período avaliado, registrou receita de 48 bilhões de dólares e lucro de 8,37 bilhões de dólares em 2022. Seu valor de mercado é avaliado em 261,8 bilhões de dólares com 131,62 bilhões de dólares em ativos.

A seguir, Três Gigantes Asiáticas

  • 8 – Sony

A Sony, única representante do Japão no top 10 das empresas de tecnologia. A gigante dos eletrônicos ganhou notoriedade pelo leque de produtos enquanto mantém sucesso absoluto na linha PlayStation. Ao passo que, no período avaliado, registrou vendas de 85,15 bilhões de dólares e lucro de 6,92 bilhões de dólares. Concentra impressionantes 240,75 bilhões de dólares em ativos com valor de mercado é de 115,17 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade..
  • 7 – TSMC

A TSMC, empresa de Taiwan, é considerada a principal fornecedora mundial de semicondutores. Similarmente, garante grande parte da cadeia mundial de suprimentos que dá origem a todo tipo de máquina e equipamento de alta tecnologia. No período avaliado, registrou vendas de 75,03 bilhões de dólares e lucro de 33,57 bilhões de dólares. A empresa conta com 165,7 bilhões de dólares em ativos e seu valor de mercado é de 423,1 bilhões de dólares.

  • 6 – Tencent

A Tencent, uma das gigantes chinesas e ainda controla diversas iniciativas digitais, como jogos eletrônicos, redes sociais e e-commerces. Contudo, seu principal produto é o aplicativo WeChat, que inclui funcionalidades das principais redes sociais do ocidente e possui uma vasta rede de pagamentos online. No período avaliado, registrou receita de 82,4 bilhões de dólares e lucro de 27,26 bilhões de dólares. A empresa possui uma vasta carteira de ativos, tanto quanto participações em outras empresas chinesas, e seu valor de mercado é de 415,36 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade..

Na Sequência o TOP 5

  • 5 – Meta Platforms

A Meta Platforms, anteriormente conhecida como Facebook, controla as principais redes sociais do ocidente, como Facebook, Instagram e WhatsApp. No último período avaliado, registrou vendas de 117,35 bilhões de dólares e lucro de 21,44 bilhões de dólares. A empresa por vezes investe em novas frentes, como projetos de óculos de realidade virtual. Seus ativos estão avaliados em 184,49 bilhões de dólares e possui um valor de mercado de 599,8 bilhões de dólares.

  • 4 – Samsung

A Samsung é um dos símbolos do enorme crescimento da Coreia do Sul nas últimas décadas. A gigante ganhou notoriedade mundial com seus eletrodomésticos de alta qualidade e uma grande gama de smartphones e dispositivos que competem diretamente com os produtos da Apple. No período avaliado, registrou receita de 220,07 bilhões de dólares e lucro de 34,19 bilhões de dólares. A Samsung possui 334,31 bilhões de dólares em ativos e um valor de mercado de 334,81 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade..

Finalmente as 3+

  • 3 – Apple

A Apple, empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, revolucionou o mundo múltiplas vezes e se consolidou como a empresa que oferece serviços e eletrônicos de alta qualidade. No período avaliado, registrou vendas de 385,1 bilhões de dólares e lucro de 94,3 bilhões de dólares. Além disso, possui 332,1 bilhões de dólares em ativos sob sua gestão e um valor de mercado de 2,7 trilhões de dólares.

  • 2 – Microsoft

A Microsoft, à frente de sua grande rival Apple, ocupa o segundo lugar no ranking das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sob a liderança do executivo Satya Nadella, a empresa vem investindo cada vez mais no mercado de Inteligência Artificial. No período avaliado, registrou vendas de 207 bilhões de dólares e lucro de 69 bilhões de dólares. A Microsoft possui uma carteira de ativos avaliada em 380 bilhões de dólares e um valor de mercado de 2,3 trilhões de dólares.

Continua após a publicidade..
  • 1 – Alphabet

A Alphabet, holding que controla todas as iniciativas da Google, ocupa o primeiro lugar como a maior empresa de tecnologia do mundo. A empresa vem aumentando sua dominância e agregando cada vez mais soluções ao seu portfólio. No período avaliado, acumulou vendas de 282,8 bilhões de dólares e lucro de 58,5 bilhões de dólares. Apesar de ser uma empresa de tecnologia com ativos digitais, seus ativos estão avaliados em 369,4 bilhões de dólares e seu valor de mercado era de 1,3 trilhão de dólares no momento da avaliação.

Conclusão

As maiores empresas de tecnologia do mundo são verdadeiras potências globais, liderando a inovação e influenciando a maneira como vivemos e interagimos com o mundo digital. Neste artigo, conhecemos as 10 principais empresas conforme o ranking Global 2000 da revista Forbes. Desde gigantes americanas até empresas chinesas e japonesas, essas empresas estão moldando o futuro da tecnologia e continuam a surpreender com seu crescimento e sucesso nos mercados globais.

Continua após a publicidade..

E você, gostou da lista? Acha que alguma empresa no top 10 deveria estar em uma posição diferente? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você também pode gostar:

Continua após a publicidade..