Pesquisar
Close this search box.

Conferência Mundial de Robôs da China: Destaques da WRC 2023

WRC

A Conferência Mundial de Robôs da China (WRC) é um evento anual que apresenta as mais recentes conquistas científicas e tecnológicas do país asiático. Sendo assim, a edição 2023 do WRC apresenta uma gama de robôs com capacidades e aplicações avançadas em vários segmentos. A princípio, os robôs humanoides foram os grandes destaques do evento, mostrando o potencial dessas máquinas para auxiliar em tarefas nos campos industriais, de serviços médicos e agrícolas. Neste artigo Dicas TOP apresenta um pouco do que aconteceu na conferência.

Continua após a publicidade..

O Potencial dos Robôs na Indústria

A China se destacou na produção de robôs industriais, fabricando impressionantes 443 mil unidades em 2023, nesse sentido, representando um aumento anual de 20%. Esses robôs representam, sobretudo, mais da metade da participação no mercado global. Além disso, o país produziu quase 6,46 milhões de robôs de serviço, impulsionados pelos avanços no campo da inteligência artificial.
Na exposição, os desenvolvedores apresentaram robôs com braços robóticos que demonstravam, ao vivo, criativamente sua precisão industrial ao soldar um carro. Esses robôs têm pulsos flexíveis e design de alto torque, assim, mostram como a indústria chinesa está avançada nesse campo.

Robôs Agrícolas na WRC

Os robôs agrícolas igualmente marcaram presença no WRC 2023. Esses robôs têm um grande potencial para substituir o trabalho humano na agricultura, dessa forma, suprindo a deficiência de mão de obra na China. Eles são capazes de analisar e colher frutas e vegetais, além disso, de trabalhar em várias temperaturas e colher até uma tonelada de frutas por dia.
Embora ainda sejam inferiores aos humanos em termos de velocidade, esses robôs podem trabalhar continuamente, sem interrupção. A expectativa é que se tornem mais eficientes e econômicos no futuro próximo. Alguns robôs já conseguem semear, capinar e irrigar, trabalhando em rede para todo o processo de alimentação humana.

Continua após a publicidade..

Robôs Humanoides

Os robôs modernos estão sendo desenvolvidos para coexistirem com os humanos. Eles possuem capacidades perceptivas semelhantes às humanas por meio de algoritmos, além da capacidade de expressão de emoções realistas. A intenção é empregar esses robôs humanoides para auxiliar nas tarefas do nosso dia a dia.
No WRC 2023, os visitantes foram recebidos por robôs feitos à semelhança de famosos poetas chineses. Além disso, tinha a oportunidade de ser servido por um barista robótico que era sósia de um dos funcionários da empresa Ex Robots, responsável pelos robôs extremamente realistas que chamavam a atenção durante a exposição.

WRC Apresentando mais Similaridade entre Robôs e Humanos

Entre os diversos modelos de robôs humanoides apresentados na maior exposição de robôs da China, muitos focaram no Unitri H1. Esse robô mede 1,80 de altura, pesa 47 kg e se move a mais de 1,5 m/s. Com uma demonstração impressionante, o H1 mostrou capacidade de restaurar o equilíbrio após um chute abrupto (pelas costas, um empurrão com os pés) e até mesmo desviar levemente após sentir a intenção de um humano ao levantar o pé.
Outro destaque foi o Cyber One, um robô humanoide de detecção de emoções desenvolvido pela Xiaomi, renomado fabricante chinês de eletrônicos de consumo. Esse robô suporta até 21 graus de liberdade de movimento e atinge uma velocidade de resposta em tempo real que permite uma simulação completa do movimento humano.

Continua após a publicidade..

WRC e o Futuro dos Robôs

Com o avanço da tecnologia, a convivência entre humanos e robôs será algo comum. Os robôs poderão ajudar em muitos problemas industriais e domésticos, desde cuidar de crianças e idosos até realizar tarefas como lavar e cozinhar. Eles serão parceiros dos humanos, oferecendo suporte e auxílio em várias atividades do dia a dia.
No entanto, os robôs humanoides ainda têm a acessibilidade como obstáculo. O preço desses “equipamentos” precisam ter baixo custo para haver demanda de mercado. Atualmente, o custo do H1, por exemplo, é de aproximadamente 90 mil dólares. Os analistas acreditam que, quando os custos forem reduzidos a um nível aceitável, a indústria dos robôs humanoides poderá se consolidar no mercado.

Conclusão

A Conferência Mundial de Robôs da China, WRC 2023, mostrou o avanço significativo da indústria robótica no país. Com uma ampla gama de robôs apresentados, desde os industriais até os humanoides, a exposição refletiu a crescente indústria robótica chinesa e seu potencial para revolucionar diversos setores da economia e da sociedade.
Os avanços no campo da inteligência artificial impulsionaram o desenvolvimento de robôs mais inteligentes e capazes de coexistir com os humanos. Ainda há desafios a serem superados, como a acessibilidade dessas máquinas, mas o futuro da convivência entre humanos e robôs é algo promissor.
A tecnologia avança rapidamente e cabe a nós aprendermos a conviver e aproveitar os benefícios que os robôs podem nos proporcionar. Seja no campo industrial, na saúde, na agricultura ou em nossas casas, os robôs têm potencial de nos apoiar em diversos problemas e tornar nossas vidas mais simples e eficientes.

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Imagem: english.news.cn