Pesquisar
Close this search box.

Descubra o Fediverse: a Rede Descentralizada que está revolucionando as Interações Online 

Fediverse
Continua após a publicidade..

O Fediverse pode ser a solução que você procura se você está cansado das redes sociais tradicionais. Assim, essas cada vez mais priorizam negócios em vez de conexões reais. Trata-se da descentralização das redes sociais como as conhecemos, permitindo que usuários de diferentes plataformas se comuniquem usando um protocolo em comum, de modo “horizontal”. Então, o conceito Fediverse, funcionalidades e por que você deveria experimentá-lo é o que Dicas TOP vai te mostrar neste artigo.

Continua após a publicidade..

O que é o Fediverse

A palavra Fediverse é junção de outras duas: “federado” e “universo”; que descentraliza as plataformas sociais e ao mês tempo permite que usuários de diferentes redes se comuniquem usando o protocolo ActivityPub. Ou seja, tal protocolo possibilita compartilhamento de conteúdo idêntico em distintas plataformas sociais, interoperando de forma colaborativa no modelo. O Fediverse é um conceito inovativo, alternativo, que agrega as redes sociais tradicionais de forma que mesmo em interfaces diferentes usuários podem publicar concomitante, além de interagir com outros de plataformas pertencentes ao mesmo “ecossistema”.

Como funciona o Modelo Federado

A modalidade de interação social funciona de forma descentralizada, dessa forma, significando não haver um único servidor central que controle tudo. Em vez disso, cada plataforma é executada em um servidor diferente, e esses servidores se comunicam entre si. Nesse sentido, significa que você escolhe a plataforma que melhor atende às suas necessidades e interesses, e ainda assim se conecta com pessoas em outros ambientes sociais online. Atualmente conta com seis redes sociais que em breve receberão interação com as plataformas tradicionais.

Continua após a publicidade..

Por que experimentar Fediverse

Ele oferece uma alternativa às redes sociais tradicionais, controladas por grandes empresas que usam algoritmos para determinar o que você vê em sua linha do tempo. Além disso, o Fediverse é uma rede descentralizada, significando não haver um único servidor central que controle tudo. Sendo assim, o Fediverse é mais resistente a falhas e menos suscetível a censura. Outros motivos para você experimentar o Fediverse: possibilidade de personalização baseada em código aberto, seus usuários podem modificar a plataforma de sua preferência a seu próprio gosto criando comunidades dentro delas. Outro ponto a observar é que na modalidade federada é possível ainda criar núcleos com suas próprias regras de moderação, políticas entre outras particularidades, proporcionando maior controle ao usuário.

Quem pode fazer parte dessa Inovação

Acredite se quiser, você, usuário comum, pode se inserir no Fediverse com sua própria comunidade, implementando sua plataforma exclusiva. Para marcar presença no Fediverse de forma “autoral”, basta possuir um domínio na Internet, administrar um servidor próprio, implementar sua plataforma (pode iniciar através de um site) com políticas e termos de utilização próprios, aparência, regras de acesso e tudo mais. Tudo isso a partir do computador da sua casa, desde que sua estrutura atenda ao protocolo ActivityPub. Legal, não é!?

Continua após a publicidade..

Concluindo, o Fediverse pode ser considerado um “arranjo” de redes sociais onde a descentralização está mudando a forma como interagimos online. Com o Fediverse, você pode se conectar com pessoas em outras plataformas, escolher a plataforma que melhor atende às suas expectativas. É possível ainda agregar sua própria instância ao Fediverse, com seu próprio servidor e plataforma, criados por você: usuário comum. Se você espera algo diferente das redes sociais tradicionais, experimente o Fediverse e descubra uma nova forma de se conectar online.

Você também pode gostar:

Imagem: wikimedia.org – Eukombos

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..