Pesquisar
Close this search box.

Lunar Lake – Intel Revela Inovação para Rivalizar no Mercado de Inteligência Artificial

Lunar Lake

Lunar Lake – “Intel Revela Novas Tecnologias na Tentativa de Recuperar Terreno Perdido para seus Rivais na Fabricação de Chips”.

Continua após a publicidade..

Na Computex em Taiwan, a Intel revelou novas tecnologias para recuperar terreno perdido na fabricação de chips.

Nesse sentido, a empresa anunciou nova geração de processadores para data centers, kits de aceleradores de IA e arquitetura para chip de PC de IA.

Continua após a publicidade..

A Intel destacou que seus novos processadores Xeon 6 oferecerão mais desempenho e eficiência energética em data centers, superando gerações anteriores.

Kits de aceleradores de IA Gaudi 2 e 3, revelados em Taipei, oferecem alto desempenho a um terço do custo das concorrentes, segundo a Intel.

Continua após a publicidade..

“A combinação de processadores Xeon com aceleradores de IA Gaudi em um sistema oferece uma solução poderosa para tornar a IA mais rápida, mais barata e mais acessível”, observou a Intel em comunicado.

Neste Post Dicas TOP vai explorar a maior tendência inovativa dos tempos atuais (IA) em adição ao desenvolvimento de chips e processadores, acompanhe.

Continua após a publicidade..

Explorando o Potencial dos Computadores de Inteligência Artificial da Próxima Geração

Para PCs, a Intel apresentou a arquitetura do Lunar Lake, visando liderar PCs de IA 100% compatível com aplicativos e até 40% menos consumo energético.

“Isso demonstra que as pessoas da Intel têm trabalhado incrivelmente duro para reverter os erros da última década, e eles fizeram progressos impressionantes, mas a corrida está longe de terminar, e os concorrentes da Intel estão igualmente focados e executando bem”, disse Rob Enderle, presidente e principal analista do Enderle Group, uma empresa de consultoria em Bend, Oregon.

Continua após a publicidade..

“O resultado competitivo pode depender de quem tropeçar primeiro, e nenhuma dessas empresas está tropeçando no momento”, disse ele.

“A Intel definiu uma estratégia ampla e está executando muito bem”, acrescentou o professor de Engenharia da Universidade da Pensilvânia, Benjamin Lee.

Continua após a publicidade..

Notavelmente, todos esses designs de processadores – Xeon, Gaudi, Ultra – foram desenvolvidos e devem ser entregues antes do prazo, disse ele.

Maximize Seu Alcance: A Potência do Alcance de Espectro Completo

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, destacou que a empresa inova em IA, desde semicondutores até sistemas de PC, rede, borda e data center.

Nossas plataformas Xeon, Gaudi e Core Ultra, com nosso ecossistema de hardware e software, oferecem soluções flexíveis, seguras, sustentáveis e econômicas, disse ele em comunicado.

Essa abrangência total ajudará a Intel a concretizar sua visão de “IA em todos os lugares”. A aposta da Intel na IA por toda parte sugere que tamanhos variados de IA generativa se tornem norma. Diferente da abordagem da Nvidia que preza pelo máximo desempenho, disse Alvin Nguyen, Analista Sênior da Forrester.

Esse tipo de alcance também é atrativo para os fabricantes de software de IA. Jack E. Gold explicou que a arquitetura única da Intel permite que um aplicativo funcione desde o PC até o data center. Afirma o fundador e analista principal da J.Gold Associates, empresa de consultoria de TI em Northborough, Massachusetts.

Mudar de um chip Arm em smartphone para um Nvidia em data center exige esforço, pois envolve trabalhar com duas arquiteturas diferentes, explicou ele.

Desafio à Vista: Intel Concentra Esforços para Recuperar Participação de Mercado

Com seu chip Xeon de sexta geração, a Intel espera recuperar parte da participação perdida no mercado de data centers. Segundo a Reuters, a participação da Intel em chips x86 caiu para 76,4%, enquanto a AMD agora tem 23,6% do mercado.

“A computação em data center é o mercado mais importante da Intel, e avanços contínuos em desempenho e eficiência energética serão cruciais”, explicou Lee da Universidade da Pensilvânia.

“A preocupação é que o design de processadores de propósito geral, como o Xeon, esteja cada vez mais se tornando uma mercadoria”, continuou. “Engenheiros em toda a indústria sabem como definir e aprimorar esses designs.”

Competição Acirrada com AMD e Nvidia

“Além disso”, acrescentou, “as vantagens em desempenho e energia dependem não apenas do design, mas também dos transistores usados para construir esse design. Concorrentes, como a AMD, também estão projetando processadores para data centers e construindo-os com transistores avançados, o que leva a uma competição aumentada nesta área.”

Shane Rau, analista da IDC, notou que os novos chips Xeon, séries 6700 e 6900, oferecem diferentes combinações de desempenho e consumo de energia. “Essa segmentação de produtos reconhece que as cargas de trabalho dos usuários finais estão se diversificando e, dependendo da carga de trabalho de um usuário final, eles podem precisar principalmente de desempenho ou equilibrar desempenho e consumo de energia”, disse ele.

“Portanto,” continuou ele, “a Intel está expandindo os tipos de cargas de trabalho que pode atender e tentando melhorar sua posição competitiva contra fornecedores de outros tipos de processadores de data center, incluindo CPUs e GPUs da AMD e GPUs de servidor da Nvidia.”

“De forma mais específica, a Intel está tentando posicionar seus microprocessadores de servidor para lidar com mais cargas de trabalho baseadas em IA por si mesmos, para que os usuários finais não sintam que precisam comprar uma GPU de servidor separada para acelerar essas cargas de trabalho”, disse ele.

Lunar Lake da Intel: Expectativas Elevadas para a Próxima Geração da Tecnologia

A Intel, através do presidente e principal analista da SmartTech Research em Las Vegas, também tem grandes expectativas para o Lunar Lake. Assim, Mark N. Vena disse que a Intel acredita que o Lunar Lake pode recuperar sua liderança contra Qualcomm e AMD.

Os chips Lunar Lake apresentam integração avançada de IA no nível de hardware, otimizados para cargas de trabalho de IA, ao passo que se destaca das abordagens mais tradicionais da AMD e Nvidia, explicou ele.

Inovação e Competitividade no Mercado de PCs

A arquitetura também promete desempenho superior por watt, focando na eficiência energética, superando potencialmente os CPUs Ryzen da AMD e o Grace da Nvidia em cargas de trabalho sustentadas, acrescentou Vena. Além disso, é suportada por um ecossistema de software abrangente para o desenvolvimento de IA, competindo diretamente com as plataformas CUDA da Nvidia e ROCm da AMD.

“Diferentemente da Nvidia, que foca principalmente em aplicações de data center, os chips Lunar Lake são projetados para PCs de consumo, tornando as aplicações alimentadas por IA mais acessíveis para os usuários comuns”, disse ele. “O impulso da Intel com o Lunar Lake poderia pressionar a AMD e a Nvidia a aprimorar a integração de IA em seus produtos para consumidores, impulsionando a competição e a inovação no mercado de PCs de IA.”

Gold previu que de 65% a 75% dos PCs no mercado serão habilitados para IA dentro de dois a três anos e, eventualmente, esse número seja até mais alto nas empresas à medida que atualizam suas máquinas. “Portanto, o que a Intel está fazendo nesse espaço é importante”, disse ele.

“Mas o Lunar Lake não se trata apenas de IA”, acrescentou ele. “Trata-se de reduzir significativamente os requisitos de energia porque [os consumidores] querem máquinas finas e leves com baterias que durem dois dias, três dias, uma semana.”

Desafios Futuros da IA: Como Abordar a Escassez de Energia para um Desempenho Sustentável

“O poder será uma questão iminente no futuro da IA”, afirmou Deborah Perry Piscione, co-fundadora e CEO do Work3 Institute, provedor de serviços de pesquisa e consultoria em San Francisco. “Um dos investimentos mais importantes precisará ser em nossa infraestrutura de energia de 40 anos”, disse ela.

“Os formuladores de políticas precisarão agir rapidamente para apoiar o desenvolvimento da IA e não ficar para trás, como aconteceu com as fábricas de semicondutores”, continuou ela. “Todos pagamos o preço com a escassez de semicondutores durante a Covid, e continuaremos a pagar o preço em nossa rede de energia.”

“O sucesso do desenvolvimento da IA e nossa capacidade de consumi-la são ainda grandes incógnitas no momento”, concluiu.

Você também pode gostar:

imagem: intel.com

Com informações de technewsworld.com

Continua após a publicidade..