Pesquisar
Close this search box.

O que é Cibersegurança – Proteção constante nos Negócios e no seu Lar

cibersegurança
Continua após a publicidade..

A princípio, a cibersegurança, também conhecida como segurança das informações digitais ou segurança da tecnologia da informação, é o conjunto de medidas para proteger servidores, computadores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Nesse sentido, conheceremos as categorias essenciais do seguimento de proteção das informações digitais e como você pode precaver-se eficazmente contra ameaças virtuais.

Continua após a publicidade..

Cibersegurança – Categorias

1. Segurança de Rede: Concentra-se na proteção de redes de computadores contra invasores direcionados e malware oportunista.
2. Segurança de Aplicativos: Visa manter o software e os dispositivos livres de ameaças, começando na fase de projeto.
3. Segurança de Informações: Protege a integridade e privacidade dos dados, tanto no armazenamento quanto em trânsito.
4. Segurança Operacional: Engloba processos e decisões para tratamento e proteção de dados, incluindo permissões de usuário e procedimentos de armazenamento.

Restaurando a Normalidade nos Negócios

Acima de tudo, em casos de incidentes de cibersegurança, a recuperação de desastres e a continuidade dos negócios são vitais. Ao mesmo tempo que políticas de recuperação de desastres determinam como uma organização restaura suas operações e informações. A continuidade dos negócios, ocasionalmente, é o plano que a organização segue para operar sem certos recursos.

Continua após a publicidade..

Cibersegurança – profissional preparado, organização segura

A educação do usuário final é fundamental, pois as pessoas podem introduzir acidentalmente vírus em sistemas seguros. Em primeiro lugar, ensinar boas práticas, como evitar anexos de e-mail suspeitos e unidades USB não identificadas é uma das medidas para a segurança.

Principais Ameaças Virtuais

A Cibersegurança enfrenta várias ameaças, incluindo:

Continua após a publicidade..
  1. Ataque Cibernético: Coleta de informações com motivação política, bem como ideológica.
  2. Crime Virtual: Grupos ou indivíduos visando sistemas para ganhos financeiros, ou interrupções, cobrando resgates em troca do controle ou restituição da informação.
  3. Terrorismo Cibernético: debilitar sistemas eletrônicos para causar pânico.

Dicas de Cibersegurança – Proteção Contra Ataques

Empresas e pessoas podem se proteger adotando estas dicas:

  1. Atualize o Sistema Operacional e Softwares: Instale os mais recentes patches de segurança, bem como siga as recomendações dos desenvolvedores.
  2. Use um Aplicativo de Antivírus: Existem uma infinidade de soluções para detectar e excluir ameaças.
  3. Crie Senhas Fortes: Assegure que suas senhas sejam resistentes a adivinhações.
  4. Cuidado com Links e Anexos: Não baixe nem abra anexos de remetentes desconhecidos, assim como não clique em links suspeitos.
  5. Evite Redes Wi-Fi Públicas e sem Segurança: Redes abertas podem te expor a ataques “man-in-the-middle”.

Então, se você é profissional de TI ou apenas usuário de tecnologia, em casa, mantenha-se atento ao que foi disponibilizado neste artigo. Acreditamos que, tendo ciência das informações acima, na sua organização ou no conforto do seu lar, você conseguirá evitar riscos às informações e ao ambiente cibernético da empresa na qual trabalha ou ao seu dispositivo particular. Mantenha-se vigilante!

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Continua após a publicidade..