Pesquisar
Close this search box.

Retrospectiva 2023 – O Ano em Ciência e Tecnologia

Retrospectiva 2023

Retrospectiva 2023 – Você piscou e já estamos em 2024. O ano de 2023 pode ter passado rápido demais ou muito devagar, mas o fato é que chegamos naquele momento de começar a refletir sobre tudo que aconteceu nos últimos doze meses. Nesse sentido, a retrospectiva relembrará as principais notícias da área de ciência e tecnologia em 2023. Desde grandes lançamentos até polêmicas e avanços, tudo isso está organizado por Dicas TOP, de forma cronológica a cada mês, de janeiro a dezembro.

Continua após a publicidade..

Janeiro: Demissões em Massa e Aquecimento Global

O ano começou com dois temas preocupantes. O primeiro envolveu demissões em massa em empresas de tecnologia. Nesse ínterim, segundo o site Tech Crunch, janeiro o mês foi crítico em quantidade de pessoas dispensadas, com mais de 89.000 colaboradores apenas no campo da tecnologia. Assim, grandes empresas como Microsoft e Amazon fizeram cortes significativos. Além disso, um estudo de pesquisadores de Stanford e da Colorado State University previu que o aquecimento global aumentaria a temperatura da Terra nos próximos anos/décadas, com cenários variando de 1,5 a 2 graus.

Fevereiro – Retrospectiva 2023: Versão paga do Chat GPT e HeadSet novo na Área

Em fevereiro, a Open AI lançou a versão paga do chat GPT, oferecendo benefícios exclusivos aos assinantes. Além disso, a Microsoft apresentou o Bing Chat, seu próprio chatbot baseado no modelo GPT. Enquanto no âmbito dos eletrônicos, a Samsung lançou a linha Galaxy S23, com destaque para o modelo Ultra, que possui recursos avançados de fotografia e um zoom impressionante. Analogamente, anunciaram o PSVR 2, a segunda geração do headset de realidade virtual para o PlayStation.

Continua após a publicidade..

Março: GPT-4 e Lançamento do Bard pela Google

Em março, o destaque foi o lançamento do GPT-4, a evolução do modelo de linguagem original do chat GPT. Além disso, houve continuidade a guerra contra as IP TVs piratas no Brasil, iniciada no mês anterior, com ações para bloquear o sinal desses serviços ilegais de streaming e a venda de aparelhos não homologados. Bem como, outro fato interessante que ocorreu nesse mês foi o lançamento do Bard, a inteligência artificial chatbot da Google.

Abril – Retrospectiva 2023: Fim do Compartilhamento de Senhas na Netflix e Remoção dos Selos de Verificação do Twitter

Abril marcou o fim do compartilhamento de senhas na Netflix, uma estratégia da empresa para atrair mais assinantes. Ao passo que o Twitter removeu os selos azuis de verificação e começou a cobrar pelos ícones de verificação. Enquanto o Telegram foi bloqueado aqui por alguns dias, no Brasil, quando se negou a entregar dados sobre pessoas acusadas de envolvimento em ataques contra escolas.

Continua após a publicidade..

Maio: Vetos nas Redes Sociais e Greve dos Roteirista de Hollywood

Maio foi movimentado nas redes sociais. O TikTok começou a ser banido nos Estados Unidos, inspirando outros processos semelhantes. Na área do streaming, a HBO Max se uniu à Discovery, e o site de downloads de filmes “piratas” RARBG encerrou suas atividades. Assim também foi o mês da greve dos roteiristas de Hollywood, exigindo regulamentações envolvendo IA para escrever roteiros substituindo humanos.

Junho – Retrospectiva 2023: Apple Vision Pro e Novos Smartphones Dobráveis

Em junho, a Apple revelou o Apple Vision Pro, seu headset de realidade mista. A Motorola também lançou novos smartphones dobráveis, o Motorola Razr 40 e o 40 Ultra. Nesse meio tempo, o Meta Verified, programa de verificação do grupo dono no Facebook, Instagram e WhatsApp, foi lançado nesse mês – sua versão paga com benefícios para assinantes. Ocorreu também o cancelamento da E3, a tradicional feira de games.

Continua após a publicidade..

Julho: Lançamento de mais Celulares Dobráveis e Adeus ao Passarinho Azul

No campo dos eletrônicos, a Samsung lançou os celulares dobráveis, Galaxy Z Fold5 e Z Flip5. O Twitter alterou seu logo do Passarinho Azul para um grande “X”, assim como a Meta, aproveitando a fase de mudanças na rival, lançou a Threads – rede social para pequenos textos. No cinema, uma cinebiografia e o tão esperado filme da boneca mais famosa do mundo: Oppenheimer e Barbie, respectivamente.

Agosto – Retrospectiva 2023: Lançamento de Moeda Digital Verde e Amarela Meta e a Partida do Criador do Formato PDF

Ao passo que em agosto o Banco Central anunciou os planos para o DREX, a moeda digital em desenvolvimento aqui no Brasil. A Índia se tornou o primeiro país a pousar no Polo Sul da Lua com a sonda Chandrayaan-3. No seguimento dos jogos, a Sega adquiriu a Rovio, dona do Angry Birds, e John Warnock, co-fundador da Adobe e criador do formato PDF, faleceu.

Continua após a publicidade..

Setembro: Lançamento do iPhone 15 e Lançamento do substituto da Cortana na Microsoft

Setembro marcou o lançamento dos novos iPhones da Apple, da linha iPhone 15. Semelhantemente, a Motorola também lançou os smartphones Moto G54 e Moto G84. O WhatsApp apresentou o recurso de canais. A Microsoft lançou o Copilot da Microsoft em substituição à assistente quase veterana Cortana. A Unity, dona de uma das engines de games mais populares, anunciou uma nova taxa de instalação que gerou polêmica e insatisfação.

Outubro – Retrospectiva 2023: Xbox Super Caro e YouTube Combate AdBlocks

No Brasil houve um aumento surpreendente no preço do Xbox Series S. A maior plataforma de vídeo da internet intensifica o combate aos AdBlock, dessa forma, você precisa e não poderá evitar ver os anúncios nos vídeos. Lançamento do Meta Quest 3 gadget de realidade virtual da Meta. E a Xiaomi lança o HyperOS, novo sistema operacional da gigante chinesa.

Continua após a publicidade..

Novembro: Reviravoltas na Open AI e Condenação de Investidor em Criptomoedas

Em novembro, a Open AI passou por uma reviravolta com a demissão e posterior retorno do CEO San Altman. O investidor de criptomoedas Bankman-Fried foi condenado por fraude. Também ocorreu o lançamento do Android 14 e a entrega das primeiras unidades do Cybertruck, nova picape elétrica da Tesla. Enquanto no Brasil, agora falando de ciência, ocorreu uma onda de calor recorde.

Dezembro – Retrospectiva 2023: Primeiro Trailer de GTA 6 e Mais um lançamento de linguagem de IA

Dezembro começou com o aguardado lançamento do primeiro trailer de GTA 6, gerando grande expectativa entre os fãs. No campo da inteligência artificial, a Google lançou o Gemini, seu novo modelo de linguagem IA. A Intel anunciou a linha Core Ultra de chips, voltados para aparelhos com foco em IA. Ou seja, foi um mês de notícias variadas e finalizou o ano de 2023.

Continua após a publicidade..

Conclusão

Por fim, essa retrospectiva de 2023 na área de ciência e tecnologia mostra como o ano foi movimentado e repleto de avanços, polêmicas e lançamentos. Desde demissões em massa até o aquecimento global, passando por novidades em inteligência artificial, eletrônicos e jogos, cada mês trouxe seu destaque. O ano também foi marcado por mudanças nas redes sociais, eventos cancelados e aquisições surpreendentes. Agora, cabe esperarmos para ver o que o ano de 2024 nos reserva nesses segmentos. Obrigado por nos acompanhar – Tecnologia, um pouco de Ciência e Muito Mais, você encontra Aqui. Continue conosco, visite nossos outros Artigos!

Você também pode gostar:

Continua após a publicidade..