Pesquisar
Close this search box.

A Origem das Vending Machines: de Antigas Invenções a Dispositivos Modernos de Conveniência

Vending Machines
Continua após a publicidade..

As Vending Machines tem uma antiga história, são dispositivos criados em uma época que talvez você não tenha noção de quando. Você já parou para imaginar a história por trás das máquinas de venda automática? Esses dispositivos convenientes, exibem uma variedade de produtos, que com o simples toque de um botão, e o pagamento pelo item com moedas e atualmente até com cartão de crédito, entregam itens desde comida, revistas e até eletrônicos modernos. Vamos buscar, neste artigo, a origem desses equipamentos, desde suas raízes antigas até alcançar os avanços tecnológicos dos dias atuais.

Continua após a publicidade..

A Origem das Antigas Vending Machines

As vending machines não são uma invenção recente; na verdade, suas raízes podem ser desenterradas na antiguidade. Há relatos históricos que na Grécia Antiga, cerca de 215 anos antes de Cristo (a.C.) essas máquinas já funcionavam, disponibilizavam certa quantidade água mediate introdução de algumas moedas da época nos rudimentares equipamentos.

Século XIX: O Início da Revolução das Vending Machines

O verdadeiro impulso para as máquinas como as conhecemos ocorreu, na Inglaterra, durante o século XIX. Nessa época, mais precisamente no ano de 1822, um livreiro britânico desenvolveu uma máquina automática que distribuía jornais. Em 1883, surgiu a máquina de cartões-postais. Na sequência, a de chicletes disponibilizadas nas estações de metrô em Nova York – EUA. Ainda no mesmo século, em 1893, uma fábrica de chocolates alemã disponibilizava, em vending machines, seu produto principal, além de chicletes, cigarros, fósforos e sabonetes.

Continua após a publicidade..

Dos Jornais aos refrigerantes

À medida que avançamos no tempo, as vending machines começaram a se popularizar e a Coca-Cola foi pioneira em oferecer seu produto engarrafado nas máquinas automáticas. Em 1946 chegaram às máquinas café, logo depois sanduíches e outros refrigerantes. Nesse sentido, especificamente falando do café, em 1984 os equipamentos de venda automática eram capazes de entregar a bebida pronta para o consumo, na temperatura ideal, após moer os grãos e processar completamente aquele “cafezinho”.

Avanços Tecnológicos Impulsionam a Evolução das Vending Machines

Com o passar do século XX, as vending machines avançaram tecnologicamente de maneira notável. Sendo assim, incluindo a utilização de cartão de crédito, como método de pagamento, tornando as transações mais simples e eficientes. Recentemente, as vending machines incluíram, em suas vitrines, itens como eletrônicos, smartphones, brinquedos e muito mais, possibilitando comodidade e dinamismo aos consumidores. Passaram a ocupar espaços comerciais e não comercias, proporcionando oportunidade de consumo prático e automatizado, ampliando o público exponencialmente. Outra questão a considerar é o método de pagamento utilizado, mesmo na era moderna das vending machines. Inicialmente e até pouco tempo utilizávamos moedas, exclusivamente, como forma de pagamento, pois era mais fácil de identificar falsificações.

Continua após a publicidade..

Enfim, as vending machines têm uma história curiosa e interessante que remonta há séculos atrás. O que começou como dispositivos simples, mas provavelmente intrigantes em seus primórdios, evoluiu para as máquinas de venda automáticas e modernas que encontramos em todos os lugares hoje. Elas continuam a representar, em nossa vida cotidiana, uma prática opção de consumo, proporcionando facilidade e acessibilidade a uma variedade de produtos. Portanto, na próxima vez que você usar uma vending machine, lembre-se da breve saga, ao longo da história, que conheceu em nosso post.

Com este artigo Dicas TOP apresentou uma breve, porém interessante, visão da história das vending machines e como elas se tornaram parte da cultura moderna de consumo!

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Continua após a publicidade..