A Internet via rede elétrica se popularizou nos últimos anos e trata-se de uma tecnologia que fornece conexão a partir da tomada elétrica, viabilizando a transmissão de dados e facilitando sua vida. Nesse sentido, a tecnologia pode ser usada para conectar-se à Web seguindo uma via alternativa onde as barreiras físicas de uma casa ou escritório prejudicam a transmissão Wi-Fi ou onde ela não conseguem alcançar. Dicas TOP vai se conectar nessa modalidade de transmissão e te convida a conhecer os detalhes.
Adaptadores para Transmissão de Internet via Rede Elétrica
Esses adaptadores possuem tecnologia para entregar conexão de internet direto à rede elétrica, da sua casa ou escritório, pela tomada na parede. Em seguida, listaremos os principais tipos de adaptadores e seus recursos:
1. Adaptador Padrão – com função exclusiva de transmitir dados pela fiação elétrica, são capazes de entregar de 200 a 600 Mbps, em modelos mais simples. Na prática, funciona como um hub cabeado no dispositivo destino.
2. Adaptadores Gigabit – com velocidade mais alta, podem chegar a 1000 Mbps, superando os adaptadores padrão em 400 Mbps quando o primeiro tipo está em seu desempenho máximo. Indicado para download de arquivos grandes, streaming de vídeo em alta definição e jogos online.
3. Adaptadores Extensores Wi-Fi – geralmente conectados a uma tomada distante do roteador, proporciona Wi-Fi no ambiente onde se encontra, possuindo as mesmas capacidades do tipo Padrão, diferenciando daquele por possibilitar conexão Wi-Fi em vez de cabeada.
4. Adaptadores “Híbridos” – entregam o serviço padrão cabeado, como um hub, recebendo conexão da rede elétrica e sem fio ao mesmo tempo.
Funcionamento da Internet via Rede Elétrica
A instalação e operação nesse tipo de conexão é relativamente simples, uma vez que os adaptadores relacionados no tópico anterior normalmente são “plug and play”. Na tomada elétrica mais próxima ao dispositivo do seu provedor de internet é conectado um adaptador que recebe os dados via cabo ethernet direto daquele dispositivo. Sendo assim, a conexão é transmitida pela rede elétrica e na tomada de outro cômodo da casa ou escritório, outro adaptador “distribui internet” cabeada e/ou sem fio, aos dispositivos próximos. Esse modelo de operação visa, principalmente, diminuir a perda de sinal, pois embora adaptado, a transmissão ocorre em meio físico até o ambiente destino.
Conversão de Sinal
Os dispositivos Internet via Rede Elétrica operam com tecnologia de comutação de frequência para interagir com as linhas de energia. Em outras palavras, isso converte sinais elétricos em sinais de dados de alta frequência para transmitir a informação. A interação citada anteriormente ocorre no sentido da possibilidade de transmissão de sinal de dados, ressalta-se que os sinais de internet e elétricos não causam interferência entre eles.
Internet via Rede Elétrica – Vantagens
1. Transmissão mais Segura que Wi-Fi – na internet via rede elétrica a segurança é maior, pois sinal tramitando pela instalação elétrica é mais difícil de detectar.
2. Maior Velocidade que Rede Sem Fio – isso é constatado devido à transmissão por meio físico do sinal.
3. Não é necessário Instalação Adicional além dos adaptadores – toda instalação elétrica da casa ou escritório funciona como rede de distribuição, isso confere versatilidade ao modelo.
4. Cobertura de Grandes Distâncias – ideal para grandes propriedades ou prédios, cobre aproximadamente 300 metros.
5. Perda de Sinal Reduzida – apresenta menos perda de sinal que a conexão sem fio, oferecendo mais estabilidade e menos desconexões.
Desvantagens da Internet via Rede Elétrica
Resumidamente apresentamos as desvantagens a seguir. Pode haver ruído no canal de transmissão (instalação elétrica) que afeta o desempenho, quando muitos aparelhos elétricos estão em funcionamento. Observação à parte das desvantagens: caso sua instalação elétrica seja antiga e não recebe manutenção periódica, é possível ocorrer perda de desempenho. Adaptadores para Internet via Rede Elétrica são mais caros que adaptadores sem fio, então, dependendo da quantidade utilizada no imóvel o custo aumenta consideravelmente.
Em suma, a Internet via rede elétrica é uma tecnologia que oferece diversas vantagens, como maior segurança, velocidade superior à rede sem fio, facilidade de instalação e cobertura de grandes áreas. No entanto, também apresenta algumas desvantagens, como a possibilidade de interferência de ruído em ambientes com muitos aparelhos elétricos ligados. Além disso, é imprescindível que a instalação elétrica esteja em boas condições, para não haver perda de desempenho. Outrossim, o custo relativamente mais alto dos adaptadores em relação à distribuição sem fio. Portanto, ao considerar essa opção de conexão, é importante analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de acordo com suas necessidades e circunstâncias específicas.
Você também pode gostar:
- Top 5 Cidades Inteligentes e Avançadas em Tecnologia no Mundo
- O Futuro do Transporte: Como o Hyperloop Pode Transformar o Mundo
- A Revolução da Engenharia Genética: O Impacto do CRISPR na Humanidade
- Como Criar um Plano de Marketing Digital: Guia Passo a Passo
- 15 Tecnologias Disruptivas que Podem Te Tornar Rico