Pesquisar
Close this search box.

Auracast – Como funciona – Conheça a Evolução do Bluetooth

Auracast
Continua após a publicidade..

O Auracast é a nova tecnologia de transmissão de áudio Bluetooth que proporcionará experiências de áudio que muda tudo o que você conhece até agora. Assim, permitirá que você compartilhe seu áudio, melhorando a maneira como você se relaciona com outras pessoas e com o que está a sua volta. Dicas TOP mostrará um pouco desse novo recurso que permitirá convidar outras pessoas para compartilhar sua experiência de áudio.

Continua após a publicidade..

O que é Auracast?

A Bluetooth SIG (Special Interest Group), organização que gerencia o desenvolvimento de padrões Bluetooth, lançou o Auracast em 2022, visando compartilhamento de áudio entre pessoas e para transmissão em massa, o que possibilita alcance do áudio compartilhado em espaços ou eventos públicos. Em princípio, o mais recente recurso requer Bluetooth LE (LE – Low Energy) que combina eficiência na transmissão com reduzido consumo de energia. O Bluetooth apresentou a tecnologia LE junto à versão 4.0. Além disso, outro requisito para operação com Auracast é a versão 5.2 do bluetooth nos dispositivos participantes.

Funcionamento da Tecnologia

Ao iniciar uma transmissão Auracast o dispositivo transmissor envia um aviso de conexão via bluetooth para os equipamentos que estiverem no alcance, com as seguintes informações: codec de áudio utilizado na transmissão e tipo de conteúdo. Os dispositivos intermediários conhecidos como Assistentes Auracast, que podem ser um celular, laptop ou tablet, por exemplo, disponibilizam a interface a ser acessada pelos integrantes que aceitarem a conexão. Ao passo que se estabelece conexão, os fones de ouvido, aparelhos auditivos e alto-falantes passam a receber a mesma transmissão de áudio coletivamente. A utilização de dispositivos assistentes é opcional, também é possível conexão direta entre um transmissor e receptores que possuem a tecnologia.

Continua após a publicidade..

A Tecnologia estabelece limite de dispositivos conectados?

O padrão Auracast não limita a quantidade de dispositivos que podem compartilhar de uma sessão, basta possuir a tecnologia e estar na área de alcance para receber a transmissão. A limitação é uma prerrogativa do administrador da conexão, caso o mesmo não defina não há limite de participantes.

Até onde chega o sinal Auracast?

De acordo com a Bluetooth SIG com apenas um transmissor Auracast é possível cobrir uma área de pouco mais de 2.700 m², dependendo da capacidade de emissão de sinal do transmissor que pode estar relacionada, por exemplo, ao hardware do dispositivo. Caso não haja um fonte transmissora potente ou uma rede de transmissão com muitos assistentes, a solução tecnológica limita-se a poucos metros como ocorre no Bluetooth convencional.

Continua após a publicidade..

Onde utilizar a transmissão Auracast?

Pode ser empregada em locais públicos como centros de convenções, aeroportos, cinemas, ginásios ou em ambientes menores como em uma sala de reunião. Nesse sentido você aproveita em telas silenciosas, como em salas de espera, em museus, em fóruns internacionais (onde requerem tradução simultânea para vários idiomas).

O Auracast representa uma revolução na tecnologia Bluetooth, lançado em 2022 pela Bluetooth SIG visando aprimorar a forma como compartilhamos áudio. Este avanço incrível permite conectar vários dispositivos eficientemente, sem restrições de participantes conectados. Além disso, com a possibilidade de cobertura de pouco mais de 2.700 metros quadrados, torna-o ideal para diversas situações, de grandes eventos públicos a ambientes menores, como salas de reunião. O Auracast está moldando o futuro do compartilhamento de áudio, oferecendo possibilidades grandiosas. Esteja preparado para explorar as infinitas oportunidades que essa tecnologia traz, pois ela transforma a maneira como experimentamos áudio nesse momento de evolução tecnológica.

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar:

Imagem: packetcraft.com

Continua após a publicidade..