A Aurora Boreal e Aurora Austral são espetáculos naturais que encantam e intrigam observadores do mundo inteiro. Essas luzes dançantes nos céus polares são verdadeiras maravilhas da natureza. Então, venha com Dicas TOP descobrir e entender um pouco mais sobre esses fenômenos celestiais, o que os causa e onde você pode ter a oportunidade de testemunhá-los.
Aurora Boreal: Luzes do Norte
A Aurora Boreal, também conhecida como as “Luzes do Norte”, é um espetáculo que ilumina os céus do hemisfério norte. Assim, muitas pessoas afirmam ser um dos eventos naturais mais lindos do Planeta Terra, a Aurora Boreal ocorre devido à interação de partículas solares com o campo magnético do nosso planeta. O Sol não emite apenas luz, mas também vento solar, que está repleto de partículas energizadas, que formam o plasma. Sendo assim, essas partículas quando interagem com o oxigênio e nitrogênio da atmosfera geram luzes verdes e vermelhas, respectivamente. Com sorte, surgem tons em lilás, ampliando ainda mais as possibilidades do espetáculo de luzes.
Observando a Aurora Boreal
Observe a Aurora Boreal em sua exposição mais intensa durante os meses de março e abril ou entre setembro e outubro, no Canadá, Islândia (de setembro a abril) e Noruega de setembro a março.
Aurora Austral: Luzes do Sul
A contraparte, em relação à localização geográfica, mas analogamente ao fenômeno da Aurora Boreal, é a Aurora Austral, também chamada de “Luzes do Sul”. Ela pode ser vista nos céus do hemisfério sul, proporcionando um espetáculo igualmente fascinante. A Aurora Austral ocorre pelas mesmas causas e processo da Boreal: partículas do vento solar em contato com os gases atmosféricos no hemisfério sul.
Aurora Austral, onde assistir ao Espetáculo
Para observar a Aurora Austral, é necessário viajar para regiões próximas ao Círculo Polar Antártico ou áreas remotas da Austrália, Nova Zelândia. Durante o inverno austral, de abril a setembro é a melhor temporada para observar o espetáculo. Analogamente à Boreal, é primordial verificar a previsão do tempo e as informações sobre atividades solares antes sair para assistir a essa luminosa apresentação da natureza.
Curiosidade: quando as auroras são mais intensas, ocorrem tempestades solares, denominadas “Ejeção de Massa Coronal”. Você deveria incluir em sua programação de viagem os destinos de onde se pode observar as Auroras. Esse balé luminoso nos extremos do planeta é um evento que expõe a beleza resultante da interação da estrela maior – O Sol, com nosso planeta. Ao planejar sua viagem para assisti-las, esteja preparado para o frio e escolha locais remotos, das localidades mencionadas, com céus escuros para a melhor experiência. Crie memórias inesquecíveis com a magia e beleza das luzes celestiais, independentemente de você optar pela Aurora Boreal ou Austral, valerá a pena!
Você também pode gostar:
- O que é Edge AI
- A Lataria do Seu Carro Pode ser Substituída por Baterias de Carbono
- Dicas Indispensáveis para Backup no Linux
- O Supercomputador Aurora Alcança o Exascale
- Atualize para o Ubuntu Pro e Ganhe 5 Anos de Suporte Estendido Gratuito
Imagem: br.freepik.com