Ada Lovelace, foi uma jovem inglesa (pois faleceu aos 36 anos) que em 1843, quando ainda faltava mais de 100 anos para o desenvolvimento do Eniac, considerado por muitos o primeiro computador eletrônico programável do mundo. Naquele ano, a sempre prodigiosa Lovelace escreveu um algoritmo para completar a sequência de Bernoulli, que explicaremos no decorrer deste artigo; além disso, vamos conhecê-la um pouco mais e entender como ela enxergava a ciência em matemática, o que mostrava o futuro intrigante diante dos seus olhos. Assim como, contaremos também um pouco dos importantíssimos feitos dessa pessoa fascinante que foi Ada Lovelace.
Ada Lovelace – Vislumbrando um Futuro de Descobertas
A visionária mulher nasceu em 10 de dezembro de 1815 em Londres, na Inglaterra. Observando o que havia na época no segmento tecnológico, assim, enxergou as máquinas com capacidades além das quais todos estavam acostumados a experimentar. Filha de uma matemática de família abastada e de um poeta boêmio. Seu nome era Augusta Ada Byron, mas hoje é conhecida com Ada Lovelace em todo o mundo e foi quem escreveu o primeiro algorítimo computacional no planeta.
A Influência das Artes na percepção do conhecimento por Lovelace
A mãe, Ana Isabel Byron, criou a pequena Lovelace. Antes de tudo, desde muito nova vivenciava insights nas áreas da lógica, matemática e música. Por outro lado, a mãe não queria que Ada Lovelace seguisse a trilha irreverente do pai que pairava em meio às artes boêmias, especialmente a poesia. Porém, a forma como a menina se relacionava com a matemática era única e consequentemente o que ela produziu, a partir de seus estudos e perspectiva exclusiva, talvez herança genética do pai.
Inspiração na beleza das coisas, Ada em Desenvolvimento Intelectual
Sua inspiração e direcionamento para inventividade em suas criações a levava a tratar os números de forma muito particular. Ada, aos 12 anos, escreveu o livro “Flyology” (“Um Estudo Completo sobre Anatomia de Pássaros e Aerodinâmica”), explicando e desenhado alguns protótipos de passarinhos mecânicos. Em seguida, uma grande cientista da época, Mary Somerville, foi sua mentora a partir dessa época. Somerville a introduziu a Charles Babbage (cientista, engenheiro mecânico, filósofo, inventor e matemático inglês) em um jantar na casa de Babbage. Então, Ada Lovelace abraçou a ideia, de Charles, de um equipamento mecânico capaz de calcular números complexos automaticamente do início ao fim. Resultado desse encontro, Lovelace e Babbage se tornaram parceiros, em desenvolvimento e pesquisa, acadêmicos e profissionais.
Ada Lovelace – Dedicação e Aprimoramento do Conhecimento
Em 1842, Luigi Menabrea, matemático italiano, publicou um manuscrito, em francês, sobre os princípios da máquina analítica de Babbage, Ada traduziu o artigo para inglês. Fez inúmeras anotações sobre a Máquina Analítica e num ano trabalhando, exclusivamente, suas notas superavam em volume o artigo italiano, aplicando ainda correções conforme necessário. Resultante desse esplendido trabalho, redigiu um algoritmo que completou a sequência de Bernoulli, sendo: a “relação de todos os números naturais ou instantes no tempo para os quais o resultado de um experimento seja o mesmo”. Consequentemente, esse algoritmo é considerado o primeiro programa de computador escrito, tornando Ada a primeira pessoa a escrever um “software” – caso fosse possível compilar à época, com 100 anos de antecedência do surgimento do computador eletrônico.
Mais Vislumbres Sensacionais de Lovelace
A perspectiva dela para o algoritmo recém-concluído era maior que códigos no papel e uma máquina rudimentar, ela previa computação gráfica, imagem e música para o projeto conceitual que estava à sua frente. Esperava que a grande calculadora que projetara com Babbage tivesse capacidade computacional para receber e processar código de qualquer tipo. Nem um dos dois: Charles Babbage nem Ada Lovelace presenciaram o funcionamento da máquina analítica, a máquina foi construída após anos do falecimento deles. Ada Lovelace morreu aos 36 anos em 1852, de um câncer no útero. Alan Turing (biólogo teórico, cientista da computação, cripto analista, filósofo, lógico e matemático britânico) resgatou o trabalho dela já no século XX. Com a continuidade do trabalho de Ada Lovelace, Turing conferiu destaque a ela pela sua importância para o seguimento da Computação.
Dispensando as delongas conclusivas, se nesse momento o Dicas TOP publica artigos na Internet, e você ou qualquer outra pessoa no mundo pode lê-los, é graças a Ada Lovelace que no passado escreveu o pioneiro código, o primeiro algorítimo computacional. Com isso, o que temos a fazer é nos sentirmos privilegiados por Ada, pessoa brilhante, ter existido e reconhecer sua genialidade.
Você também pode gostar:
- O que é Edge AI
- A Lataria do Seu Carro Pode ser Substituída por Baterias de Carbono
- Dicas Indispensáveis para Backup no Linux
- O Supercomputador Aurora Alcança o Exascale
- Atualize para o Ubuntu Pro e Ganhe 5 Anos de Suporte Estendido Gratuito
Imagem: beecrowd.io