Pesquisar
Close this search box.

Laptop Conectado na Tomada constantemente: O que Você Precisa Saber

laptop
Continua após a publicidade..

Você já se perguntou se deixar seu laptop constantemente conectado na tomada é prejudicial para a bateria? Então, Dicas TOP esclarecerá essa dúvida. Após uma extensa pesquisa em sites de fabricantes, em seguida neste artigo, apresentaremos informações sobre o que é ou não benéfico para conservação da bateria do seu laptop.

Continua após a publicidade..

Laptop conectado na tomada – Prejudicial ou não para bateria… por quê?

Esta é uma pergunta que muitos usuários se fazem, e é exatamente o que esclareceremos neste artigo. Antes de mais nada, analisemos se essa prática pode realmente viciar a bateria. De certa forma a resposta é sim e em parte a resposta é negativa. Para compreender essa questão, é fundamental lembrar que tanto as baterias de laptops quanto as de celulares, atualmente, são fabricadas com lítio. Embora exista a crença de que as baterias de lítio não sofrem com o vício tradicional de baterias produzidas com outros materiais, a realidade é que elas se desgastam com o tempo, especialmente quando passam por muitos ciclos de carga completa.

Recomendação sobre carga ideal para bateria de Laptop

A resposta está em manter a carga entre 20% e 80% da capacidade. Essa faixa de carga evita o estresse nas partículas da bateria e nos componentes internos, garantindo um desempenho mais duradouro. Permitindo que a carga atinja menos que o limite inferior, ou até chegue a zero, ou ainda que ultrapasse a recomendação de 80% ocorrem alterações no desempenho da bateria. Curioso, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

Tecnologia atual de controle energético dos laptops

Os laptops modernos conseguem detectar quando estão conectados à fonte de energia, interrompendo o uso da bateria e o recebimento de energia pelo laptop ocorre direto da rede elétrica, mantendo a bateria inativa. Nesse sentido, qualquer estresse na bateria é eliminado, evitando supostas alterações físicas ou químicas prejudiciais. Além disso, impede o aquecimento do laptop, da bateria e da fonte de energia. Para saber se seu laptop possui essa tecnologia consulte o manual do aparelho ou acesse o site do fabricante. Caso não possua tal recurso respondemos uma das perguntas do primeiro tópico: sim laptop conectado constantemente na tomada prejudica a bateria.

Em resumo, manter seu laptop sempre conectado à tomada não é prejudicial à bateria, desde que você siga as práticas recomendadas pelos padrões tecnológicos atuais, mantendo a carga entre 20% e 80%. Graças à tecnologia de controle implementada nos laptops atuais, você pode aproveitar um desempenho confiável e duradouro. Verifique as especificações do seu equipamento e utilize os programas pré-instalados para otimizar o uso de energia. Siga essas orientações para tentar estender ao máximo a vida útil da bateria do seu laptop.

Continua após a publicidade..

E o seu laptop está bem quanto à bateria? Você segue as recomendações do fabricante do seu aparelho? Conte nos comentários sua experiência!

Você também pode gostar:

Imagem: Getty Images via BBC

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..