Pesquisar
Close this search box.

5 Plataformas para Criança Aprender Programação em 2023

Criança Aprender Programação

Atualmente para a criança aprender programação é seria necessário um ambiente propício a essa atividade com interface mais que amigável, didática à faixa etária, lúdica e, antes de tudo, divertida. Assim, a possibilidade de uma criança aprender programação estimula o pensamento lógico e ajuda a prepará-las para um futuro cada vez mais digital. Apresentaremos neste artigo, 5 plataformas para ensinar programação a crianças em 2023. Nesse sentido, essas ferramentas inovadoras são projetadas para tornar o aprendizado de programação uma experiência divertida e construtiva.

Continua após a publicidade..

1. Alice – para Criança Aprender Programação brincando

Em princípio, na nossa lista está o ambiente de programação Alice, que se destaca por sua abordagem didática na elaboração de “scripts”. Esta plataforma gratuita de programação 3D é ideal para crianças, e uma de suas principais vantagens é a capacidade de ensinar conceitos de orientação a objetos por meio do uso de blocos. Mesmo adultos podem achar esses conceitos desafiadores, mas o Alice torna a aprendizagem mais acessível.

2. Blocky – criando Apps com blocos

O Blockly, desenvolvido pelo Google, é uma opção de código aberto que, acima de tudo, oferece flexibilidade para executar diversas tarefas. Seu ponto forte é a criação de apps. Sobretudo, usando a metodologia de programação em blocos, o Blockly ensina lógica para crianças e adolescentes, e se destaca por mostrar os resultados do código em várias linguagens, incluindo JavaScript, Python, PHP e Lua. Isso proporciona às crianças uma compreensão precoce das linguagens de programação tradicionais.

Continua após a publicidade..

3. Scratch – para Criança Aprender Programação com o MIT

O Scratch, desenvolvido pelo MIT, é uma plataforma gratuita amplamente reconhecida por sua eficácia no ensino de conceitos de lógica para crianças e adolescentes. Usa uma interface visual atraente e inspirada na programação em blocos, bem como, facilita a transmissão de conhecimentos abstratos de maneira concreta. A ideia por trás disso é semelhante à dos famosos brinquedos LEGO, que se conectam para criar várias estruturas.

4. Swift Playgrounds – a ferramenta da Maçã

Para os jovens familiarizados com o ambiente iOS, o Swift Playgrounds é a escolha ideal. Essa plataforma utiliza a linguagem de programação Swift da Apple para ensinar lógica de programação, dessa maneira, cobre tópicos como resolução de problemas, condicionais e loops. Além disso, o apelo visual moderno do Swift Playgrounds atrai o público juvenil, tornando o aprendizado mais envolvente. Ah… é possível hospedar o projeto dos jovens e pequenos na App Store. Legal, né!?

Continua após a publicidade..

5. Twine – para Criança Aprender Programação e criar sua própria História

O Twine é uma plataforma de código aberto projetada para criar histórias interativas. Introduzindo as crianças em conceitos de CSS, JavaScript e HTML, o Twine torna o desenvolvimento de programas divertido e lúdico para crianças. A notícia boa para os pais é que essa ferramenta é completamente gratuita. O Twine concentra-se em ensinar lógica de programação sem sobrecarregar as crianças com conceitos técnicos complexos. É uma excelente opção para crianças e adolescentes com criatividade para desenvolver até jogos com belas histórias.

Com a incessante evolução do digital, a capacidade de programar se torna uma habilidade valiosa e desejável, em algum momento será conhecimento básico e obrigatório nos currículos escolares, por exemplo. Ensinar programação para crianças desde cedo é uma maneira inteligente de prepará-las para um futuro tecnológico. As plataformas relacionadas neste artigo – Alice, Blocky, Scratch, Swift Playgrounds e Twine – oferecem oportunidades excepcionais para as crianças aprenderem programação de maneira educacional e divertida. Escolher a plataforma que mais se adéqua a seu filho depende das preferências e níveis de habilidade da criança, mas com essas opções à disposição, o aprendizado de programação jamais foi tão acessível e empolgante para as futuras gerações. Invista no futuro do seu filho, permitindo que ele explore o mundo da programação desde cedo!

Continua após a publicidade..

Você também pode gostar: